Os pais, na maioria das vezes, são as primeiras referências que temos na vida. Os exemplos do que queremos ser, quando adultos. Alguns destes exemplos são tão fortes, que determinam, inclusive, a profissão a seguir. Entre os associados RedeJur, são vários os escritórios que trazem em sua composição, a parceria de pais e filhos na advocacia. Todos são unânimes em afirmar: comprometimento e capacidade profissional são ingredientes fundamentais para que esta união dê certo. E o processo é uma construção, dia a dia, com muito amor e muita troca. Experiência vivida na Lima e Londero Advogados, de Porto Alegre, RS. “Há evidentes vantagens, destacando-se, principalmente, o elemento confiança e a identidade de objetivos e interesses, que aproxima ainda mais pai e filha, fortalecendo a sociedade como um todo, já que lhe empresta a ideia de continuidade”, afirmou o advogado Marco Antônio Lima, sobre a filha, Dra. Marília. Questionado sobre possíveis problemas gerados nesta relação familiar dentro do ambiente de trabalho, Dr. Marco Antônio explica que “eventuais desvantagens que poderiam decorrer da confusão entre vida doméstica e vida profissional não são sentidas, pois sabemos diferenciar a relação de parentesco da relação profissional. Temos lidado muito bem com isso e acreditamos ser esse o grande trunfo para uma ótima convivência, bons resultados profissionais e, principalmente, boas relações com os demais sócios. É bom destacar que a obediência à hierarquia preexistente é um ponto importante a ser considerado, quando da inserção de familiares na sociedade. Nosso escritório não só apoia o modelo, como o incentiva, desde que presentes os elementos da boa convivência e capacidade profissional de novos integrantes familiares. Tanto é verdade, que outro de nossos sócios já conta com o seu filho no grupo de estagiários”.
A Peduti Sociedade de Advogados, escritório especializado em propriedade intelectual, fundado em 1977, em São Paulo, pelo Dr. César Peduti, que desde 2000, conta com a parceria do filho, Dr. César Peduti Filho. “Uma das coisas mais gratificantes é a certeza de ter seu próprio filho como o melhor parceiro profissional que poderia encontrar. É muito bom saber que tudo aquilo que você construiu ficará nas mãos de alguém que você considera o seu maior ´case´ de sucesso”, refletiu o pai.
“Confesso que trabalhar junto com o Maurício só me traz um problema: Eu quero ficar trabalhando fora de hora para pôr em dia algum serviço ou para terminar outros afazeres e ele “não deixa”. A partir das seis horas da tarde começa a sua marcação cerrada exigindo que eu vá para casa, o que nem sempre ele consegue”, explicou com bom humor, Dr. Arnaldo Faria da Silva, um dos fundadores da Faria e Faria Advogados, presente desde 1988 em São Paulo.
A parceria é tão satisfatória que em breve, serão três gerações no escritório. “A sociedade pai e filho tem trazido resultados positivos em todos os sentidos, ou seja, tanto para a produtividade, como também para aprofundar mais os laços de amizade e parentesco que o convívio diário possibilita. Além de o Maurício dar continuidade, temos já a Geórgia que também optou por Direito e que logo deverá estar conosco no escritório, quando passaremos a ter o pai trabalhando com o filho e com a neta”, comemorou Dr. Faria.
De Natal, RN, vem outro depoimento, de um pai, também muito orgulhoso. “Trabalhar com o filho é tudo de bom. Tem a confiança plena; o orgulho de um trabalho em família bem executado; a união entre o novo e a experiência, o aprendizado cruzado, enfim, é uma parceria super saudável e promissora. Obviamente que há todo um preparo de ambos: o mais novo se capacitando permanentemente e assumindo responsabilidades. Já o mais experiente, tem que confiar no trabalho feito, acompanhar de perto para eventuais correções de rota, isso nos momentos iniciais. Depois, o trabalho é justamente ir paulatinamente transferindo as responsabilidades, deixando que as decisões sejam tomadas pelo filho e apoia-lo, até o dia de passar em definitivo o bastão do comando do escritório”, concluiu o Dr. Rodrigo Falconi Camargos, da Falconi Camargos Advogados e Barbosa Wanderley Consultores, sobre a parceria com o filho, Dr. Rodrigo Camargos.
Além dos escritórios já mencionados, temos outros exemplos de associados RedeJur que têm a união de pais e filhos, são eles:
Jader Marques Advocacia Penal Empresarial de Porto Alegre/RS – o pai, Dr. Braulio Marques trabalha com o filho, Dr. Jader Marques.
Brasil e Izinete Advogados Associados de Campina Grande/PB – o pai, Dr. Severino Brasil trabalha com a filha, Dra. Mychellyne Brasil.
Bezerra, Feitosa e Gondim Advocacia de Fortaleza/CE – a mãe, Dra. Christianna Lúcia Gondim Soares atua com o filho, Dr. Rodrigo Soares.
Rochilmer Rocha Filho Advogados Associados de Porto Velho/RO – o pai, Dr. Rochilmer Rocha Filho faz parceria com o filho, Dr. Aldo Rocha.
Deixe um comentário