CNI ALERTA PAÍS PARA RECUO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL

Posted by: comunica Category: Notícias Comments: 0

A indústria brasileira registrou recuo de 8,6 pontos em dezembro passado e esse início, tido como “debilitado” para o país, apresenta dúvidas em diversos setores em relação à trajetória da retomada de tal atividade, ao longo de 2013. Na prática: a atividade industrial em todas as unidades da Federação caiu de 49,8 pontos – em novembro – para 41,2 pontos no último mês de 2012. Tratou-se do menor valor da série mensal iniciada em janeiro de 2010.

Os dados são resultado da pesquisa intitulada Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na última semana, que consultou 1.751 empresas de diferentes portes entre os dias 7 e 17 deste mês. Com a queda da produção, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) foi reduzida de 46 para 42,2 pontos na comparação com o mês anterior. Abaixo, portanto, da média usual de 50 pontos, o que reverteu os sinais de recuperação esboçados no trimestre anterior.

A CNI atribuiu a queda, em parte, ao efeito sazonal de fim de ano. Mas a análise técnica da pesquisa também mostrou que, apesar do fraco desempenho de dezembro, a indústria conseguiu manter seus estoques ajustados ao nível planejado. As expectativas, influenciadas pela sazonalidade, registram melhora na comparação com os meses anteriores, exceto no que se refere às vendas externas, conforme deixou claro o economista-chefe da Confederação, Flávio Castelo Branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARE YOU LOOKING FOR

Experienced Attorneys?

Get a free initial consultation right now